Páginas

terça-feira, 14 de janeiro de 2014

História do Toile de Jouy

               Como já estou nos preparativos para chegada do meu filho Lorenzo, a decoração do quarto é uma fase maravilhosa, eu pensei em tema de ursinho, tema náutico, entre outros mas fui relembrando de uma estampa que sempre admirei a Toile de Jouy clássica francesa que conta a historia de João e Maria, e é muito usada em decoração infantil.  

             A origem do Toile de Jouy é histórica e data do século 16. Navegantes portugueses trouxeram da Índia para a Europa tecidos em algodão e linho estampados em cores fortes que se tornaram febre na sociedade abastada da Europa que, até então utilizava apenas a lã e a seda no vestuário e decoração. Essa nova moda deu forte impulso para a fabricação desses tecidos na França.
             O sistema de impressão foi desenvolvido por Cristopher-Philippe Okerkampf, em Jouy-en-Jousas, local perto de Versalles, no século XVIII. Nessa ocasião, a rainha Maria Antonieta escolheu essa estampa para revestir as paredes do palácio.
             As estampas retratavam cenas pastorais, fábulas, episódios mitológicos e históricos.
             No início os tecidos eram estampados através de uma placa de cobre e os detalhes eram feitos à mão. Mais tarde foi desenvolvido a técnica de gravação em cilindros de cobre. A fábrica chegou a receber o título de "Manufacture Royale" e foi visitada por Napoleão . Posteriormente outras fábricas que utilizavam os mesmo padrões foram abetas em diversas regiões da França, mas a fábrica do Barão Okerkampf foi fechada em 1843. Infelizmente a maior parte dos cilindros de cobre com as estampas originais e uma riqueza de detalhes inigualável despareceram no cursos dos anos e das guerras. Hoje só restam na França 14 destes cilindros, o que já é o bastante para perpetuar a história deste estilo que é um clássico provençal francês.
              O Toile de Jouy é muitíssimo utilizado em decoração de quartos infantis, principalmente para bebês, tendo em vista a tendência provençal dos últimos tempos na decoração dos mesmos.
Ele é empregado em paredes, rouparias de cama e berço e demais acessórios.







































































A pronúncia correta e ‘toá dú juí’.
Espero que tenham gostado, até o próximo post.
Tenham um ótimo dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário